Antes de fazer sua estreia em um triatlo de curta distância como Sprint e Olímpico, você deve realizar uma preparação física adequada que lhe permita terminar a competição com satisfação.
Encontrar atletas estreantes em triatlos populares é um dos mais comuns, mas nem todos o fazem nas mesmas condições.
A importância de enfrentar um triatlo com a preparação certa reside principalmente na sua saúde, tanto na prevenção de lesões como no stress físico e mental que o seu corpo suportará por um esforço destas características.
Se falamos de triatlo Sprint podemos calcular cerca de uma hora e meia de esforço para iniciantes populares, enquanto, se pensarmos na distância olímpica, a duração pode até ultrapassar 2 horas e meia.
É por isso que vamos propor 2 sessões de treinamento para cada distância para que você possa avaliar sua preparação para o desafio que se propôs.
Transição água-bicicleta: Faça um treino de transição que envolva toda a distância do segmento de natação e, em seguida, todo o segmento de bicicleta. Por exemplo: bicicleta de 750m + 20Km.
Transição de corrida de bicicleta: Como o anterior, realizaremos um treinamento que abrange praticamente todo o segmento: 18Km de bicicleta + 4Km de corrida
Transição água-bicicleta: Desta vez é altamente recomendável que você realize a água no mar ou similar, pois a orientação desempenha um papel muito importante no número total de metros percorridos.
Depois leva a bicicleta (sem descanso) a fazer entre 30-40Km num terreno semelhante ao da concorrência em termos de ganho de elevação.
Transição de corrida de bicicleta: A corrida de 10Km em distância olímpica pode ser muito difícil se a preparação não for adequada, por isso aconselhamos que você faça uma transição de 25-30 km de ciclismo em ritmo acelerado + 8-10Km de corrida em ritmo médio.
Para fazer essas propostas específicas de transição, será necessário acumular vários meses de treinamento com antecedência (dependendo do nível inicial de cada atleta).
De qualquer forma, aproximadamente 20 a 30 dias de competição é um bom momento para fazê-lo.
Muito fácil, seu corpo (especialmente suas pernas) irá informá-lo sobre a parte mais sofrida para completar o treinamento.
Você também deve observar como seu corpo responde à recuperação nos dias seguintes. Desta forma, você poderá colocar mais ênfase no segmento que ainda não encontra dominado tanto na técnica quanto na resistência.
Autor: Laura García Cervantes.
Dr. Atividade Física e Ciências do Esporte
Abril/2025
Março/2025
Fevereiro/2025
Janeiro/2025
Dezembro/2024
Outubro/2024
Setembro/2024
Agosto/2024